Versão de impressãoVersão de impressão

Turismo Responsável

Responsible tourism

Há vários séculos que o povo dos Açores mantém uma forte ligação com as baleias. Primeiro através da caça e em seguida através da observação destes magníficos animais em estado selvagem. Esta relação secular é preservada, com muito gosto, pela Futurismo Azores Adventures.

Os baleeiros de hoje já não procuram caçar baleias, mas antes apreciá-las no seu habitat natural e capturá-las numa fotografia ou vídeo para mostrar aos familiares e amigos.

Somos assumidamente amantes da natureza. Através das observações e estudos procuramos preservar o meio ambiente, mantendo a ligação histórica com os cetáceos vivos. Por isso é de vital importância para Futurismo que as regras de observação sejam respeitadas e se tome cuidado para não perturbar os cetáceos ou os seus habitats. As nossas atividades turísticas são realizadas simplesmente para contemplar a beleza única destes mamíferos fascinantes. Nós também possibilitamos viagens para fins científicos, em que poderá participar.

A transição da baleação açoriana para a observação de baleias e golfinhos foi pacífica e hoje é impossível pensar em voltar atrás. Apesar do acordo internacional para parar a caça à baleia, ainda há países que, infelizmente, se dedicam a esta prática. Nos Açores, a Futurismo foi uma das primeiras empresas responsáveis ​​pela transição da caça à baleia para observação de baleias. Nós desenvolvemos o turismo de observação de baleias, que era simpático às tradições da caça à baleia, incorporando, por exemplo, o uso das antigas torres de vigia, denominadas "vigias", para detetar as baleias no mar. Hoje a observação de baleias é uma atividade muito importante para a comunidade local e é uma plataforma para novas pesquisas científicas sobre estes animais misteriosos. Quer nas nossas actividades no mar ou em terra incentivamos os nossos clientes a respeitar a natureza e não deixar para trás mais pegadas ambientais.

Os produtos que usamos para piqueniques são locais e tradicionais, feitos por instituições sociais que trabalham em estreita colaboração connosco. É nossa intenção enriquecer a sua visita, colocando-o em contato com pequenos comércios locais e pessoas que podem compartilhar experiências singulares. Por isso muitos dos nossos programas incluem visitas a produtores locais e diferentes artesanatos. Nessas ocasiões poderá interagir com os habitantes locais, que geralmente gostam de falar sobre as tradições e modo de vida na ilha.